quinta-feira, 27 de março de 2014

História da nossa velha e querida Kombi.

Kombi

Nossa querida Kombi teve seus primeiro esboços e protótipos na década de 40. O desenho de sua carroceria era um tanto diferente do que posteriormente passou a ser fabricada, foram feitos diversos testes de aerodinâmica e resistência do chassi, que era semelhante ao do Fusca, e após os testes, redesenhada e adaptado seu chassi pelo monobloco. No início da década de 50, a Kombi começou a chegar as ruas.
Inicialmente, foi fabricada toda fechada, uma espécie de furgão, algum tempo depois surgiu as versões com mais janelas, e até banco de passageiros.
No Brasil, a Kombi começou a ser produzida apenas em 1957, foi o primeiro modelo da Volkswagen produzido em terras brasileiras.


Os modelos de Kombi no Brasil permaneceram praticamente os mesmos desde 1957 até 1976, as alterações no decorrer dos anos ficaram por conta de mecânica, motorização, tipos de janelas e lanternas. Ainda neste período das Kombis conhecidas como Corujinha, surgiram alguns modelos como Standart, Luxo, Standart e Luxo 6 portas (raríssimas atualmente) e Furgão. Segundo informações, a Kombi Pick-up (Cabrita) não foi fabricada no Brasil.

Kombi Pick-up (Cabrita)
Kombi 6 portas (raríssima)

 Depois das Corujinhas, surgiu o modelo Clipper, 1976 a 1996. Agora mais como um utilitário, a Kombi deixou um pouco alguns aspectos de luxo e detalhes clássicos de lado e passou a ser mais utilizada para trabalho, e assim sucessivamente nos demais modelos. Além do visual externo e interno, a Kombi sofreu poucas alterações quanto a mecânica em geral e motor, passou a ter um motor um pouco mais forte, ainda boxer 1600, e posteriormente surgiu o motor movido a Diesel. O modelo Clipper teve 3 versões e também uma edição luxo. Os modelos desta versão são a furgão, envidraçada(fabricada apenas no Brasil) e pickup.

Kombi Clipper Furgão

Kombi Clipper Furgão(Modelo não fabricado no Brasil, existem algumas diferenças comparada com a de fabricação nacional)

Após a Clipper, surgiu uma nova restilização da Kombi, o modelo Carat 1997-2005 e 2006-2013, sem muitas novidades quanto ao design. As alterações neste novo modelo ficaram, na externa, com o teto elevado, porta corrediça e internamente a ausência da parede divisória entre os bancos dianteiros e a parte de trás. Este modelo inicialmente ainda possuía o motor boxer que depois foi substituído pelo AP.

Kombi Carat

Last Edition...O fim da produção da perua mais vendida no mundo

Em 2013, por conta da nova legislação, que obriga os fabricantes a produzirem os veículos à partir de 2014 com Air Bag Duplo e Freios ABS, a Volkswagens foi forçada a descontinuar a até então "eterna" Kombi. Muitas fontes apontam este o real motivo, já uma minoria ressalta que o modelo da Kombi era um tanto ultrapassado, comparado com as concorrentes de categoria, que de fato é de se pensar por este lado também. Talvez a Volkswagen já tinha algum plano de tirá-la de circulação, e aproveitou a nova legislação como desculpa, porquê vamos falar sério, com toda a tecnologia atual não seria tão complicado adaptar de fábrica os Air Bags e Freios ABS. Mas, com seu encerramento forçado ou não, essa perua para nós apaixonados por volks será sempre eterna. 
E para encerrar com chave de ouro, foi criada a Kombi Last Edition, um modelo com as linhas que já conhecemos, e também com o motor 1.4 de 80cv que surgiu no modelo Carat. Esta última Kombi fabricada é um modelo um tanto inusitado, mescla uma certa "modernidade" de linhas com alguns toques vintage, como o detalhe da pintura saia e blusa, forração dos bancos e cortinas.

Kombi Last Edition

Bom, de uma forma o mais breve possível, contamos um pouco da história da Kombi e para finalizar segue abaixo um trecho que concluí a trajetória desta simpática senhora...

"Um dos pontos fortes em sua comercialização sempre foi a fácil adaptação para os mais diversos tipos de uso: a Kombi foi usada como ambulância, viatura policial, veículo do Corpo de Bombeiros, veículo de lazer, escritório volante, biblioteca circulante, carro funerário, lanchonete e até carro de reportagem de televisão e rádio, entre outras versões.Desde setembro de 1957 até julho de 2013 foram produzidas 1.551.140 unidades do modelo na fábrica de São Bernardo do Campo. Após 56 anos ininterruptos de produção no Brasil, a Kombi tem a história de maior longevidade na indústria automobilística mundial."
Site Terra -14 de Agosto de 2013


Obrigado pela visita!


Um comentário:

  1. É O UNICO PRODUTO QUE NINGUEM QUER SONHA EM TER, SÓ TEM UMA COR, NÃO TEM TECNOLOGFIA, O FABRICANTE SONHA EM TIRAR DE LINHA , NÃO TEM PROPAGANDA, E QDO FOR COMPRAR TEM QUE ENTRAR NA FILA.

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